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Como lançar a loja online da sua Farmácia?
Se está a pensar em colocar a sua sua farmácia online para aumentar as suas vendas, neste artigo vamos abordar todos os temas e passos necessários para construir e lançar a sua loja online a partir do zero.
Há cada vez mais farmácias a quererem lançar a sua loja online no seguimento do aumento da procura e dos novos hábitos de compra que muito consumidores desenvolveram nos últimos 3 anos. Estes são clientes que preferem fazer as suas compras de forma cómoda e simplificada via online.
Contudo lançar a sua loja online implica tomar algumas decisões estratégicas que muitas vezes podem criar algum conflito interno.
Estes são os pontos que vamos analisar neste artigo:
Qual o posicionamento loja online da Farmácia
Escolher a plataforma para vender online
Seleção de portfólio, preços e atualizações
Processos logísticos e responsabilidades
Estratégia de lançamento e divulgação
Qual o posicionamento da sua loja online da Farmácia
Uma das primeiras coisas que tem de decidir é se quer ter uma loja online associada à sua farmácia (ex: www.farmáciacentral.pt) ou através uma marca diferente e específica para vender online e que não esteja relacionada com a sua loja física.
Existem vantagens e desvantagens em cada um dos casos:
Vantagens de ter a loja online associada à sua Farmácia:
Maior confiança dos consumidores pois sabem que é uma farmácia que podem identificar;
Pode divulgar juntamente dos seus clientes para aumentar a frequência de compra;
Pode receber receitas médicas pela farmácia online para dar seguimento com confiança;
Pode tornar-se omnichannel e ter um sistema de fidelização para potenciar as compras online e na loja física.
Vantagens de ter a loja online com uma marca distinta da Farmácia:
Pode ter preços distintos (mais competitivos) do que tem na Farmácia física sem prejudicar a relação com os seus clientes atuais;
Pode chegar a mais clientes visto que é uma "farmácia online" mais generalista e não uma "farmácia que vende online";
Pode conseguir vender mais, pelo facto de ter preços mais competitivos, o que tem as suas desvantagens também a longo prazo que iremos abordar no ponto 4 sobre os preços.
Por isso é uma decisão estratégica e única da Farmácia de qual o caminho a seguir.
Escolher a plataforma para vender online
Depois de escolhida a estratégia de posicionamento é altura de selecionar qual o fornecedor ou parceiro para o desenvolvimento da loja online.
Existem várias plataformas para alojar a sua farmácia online, bem como vários fornecedores ou software houses que fazem desenvolvem sites. Mas antes de ponderar procurar deverá ter uma ideia de qual o seu budget máximo para investir na sua farmácia online.
O mais importante para analisar aqui é qual o acompanhamento e o desenvolvimento associado à sua loja online:
Em que plataforma vai ficar alojada a sua farmácia online?
A equipa terá autonomia para conseguir gerir e atualizar dados?
Que funcionalidades estão incluídas (ex: todos os tipos de promoções, chat, receitas médicas, atualizações de produtos e sincronizações de preços, desenho dos e-mails e configuração dos pagamentos automáticos.).
Qual a modalidade do fornecedor/plataforma (ex: grande parte das software-houses desenvolvem a sua loja online por um valor fixo e depois qualquer desenvolvimento extra é orçamentado e pago à parte, mais a manutenção mensal/anual).
Que outros serviços conseguem associar (ex: e-mail marketing, sistema de fidelização, CRM, Google Ads, etc.).
Isto são tudo questões que deverá colocar às empresas que fornecem esses desenvolvimentos.
Na Loopfarma temos estes pontos todos já contemplados, tornando simples todo o processo de desenvolvimento e configuração de uma nova farmácia online.
Seleção de portfólio, preços e atualizações
Depois de avançar para a fase de desenvolvimento, escolhida a empresa parceira para ter a sua loja online, tem de pensar no que vai querer vender online.
O primeiro passo é realizar uma seleção de produtos. Pode escolher manualmente os produtos que pretende vender online ou de forma mais generalizada selecionando todos produtos que tem na Farmácia (ex: todos os PSB e MNSRM).
De seguida tem de se preocupar em arranjar fotografias, descrições e todas as outras informações associadas a cada produto (marca, laboratório) e categorizar cada um de acordo com a sua família e sub-família.
Na Loopfarma não precisa de se preocupar com nenhum destes pontos, temos bases de dados de produtos com mais de 80.000 referências, atualizadas sempre mensalmente, para que não tenha trabalho nenhum em adicionar novos produtos.
Em relação aos preços é importante definir se: vai utilizar os preços que pratica atualmente na sua Farmácia física ou se vai querer ter preços diferentes para a loja online, mais competitivos. Ir por esta última opção tem vantagens e desvantagens:
Pode conseguir vender muito mais se tiver um preço mais competitivo, uma vez que este é um fator importante para atrair consumidores que compram online;
Contudo, pode ficar dependente de ter de ter os preços mais baixos para conseguir gerar vendas (uma vez que vai atrair clientes sensíveis ao preço, e se não tiver o preço mais competitivo os mesmos vão procurar outra farmácia online);
Pode ter problemas com clientes que vêm online um preço e na loja física têm outro;
A criação de valor fica muito associada ao preço e não a toda a experiência de compra e outros fatores para fidelizar o cliente.
Por último é importante perceber como vai ocorrer a sincronização e atualização de preços e stocks: se vai ser manual ou de forma automática (e qual a frequência).
Na Loopfarma desenvolvemos um software específico para sincronizar preços e stocks com o ERP da Farmácia de forma automática e várias vezes por dia com o Sifarma, 4DigitalCare e Winphar para que não precise de se preocupar com atualizações.
Processos logísticos e responsabilidades
Na parte prática tem de pensar e definir várias coisas para que quando lançar a sua loja online toda a equipa saiba qual a sua função e não terem surpresas.
Estes são alguns dos pontos que tem de definir:
Parceiros logísticos para envio de encomendas;
Valores para portes e acima de quando é que dá portes gratuitos;
Entregas ao domicílio feito pela própria Farmácia e até que área geográfica (isto é importante se tiver a funcionalidade de receitas médicas na loja online);
Tempos de entrega e até que horas é que processa as novas encomendas;
Quais os elementos da equipa responsáveis pelo tratamento das encomendas e em que horários;
Definição de hierarquia e rotação de responsabilidades na equipa para tratar de encomendas;
Atribuição de responsabilidades para criação de promoções e conteúdos para atualizar a loja online de acordo com as dinâmicas que tem na Farmácia;
Formar toda a equipa para saberem como dar seguimento a uma encomenda que o cliente selecionou para levantar na Farmácia.
E mesmo antes de lançar, confirmar que tem todos os requisitos do Infarmed no seu website e submeter o pedido de aprovação para venda de MSRM e MNSRM através da internet.
É certo que podem existir mais pontos mas estes são os principais. Nas formações às equipas que a Loopfarma dá antes do lançamento, todos os pontos são abordados para alinhamento da equipa e de responsabilidades.
Estratégia de lançamento e divulgação
Chegou a altura de comunicar com o mundo que agora tem a sua farmácia online. Este é o momento de investir para que os clientes atuais e novos descubram a sua Farmácia online e que podem fazer as suas compras de forma mais prática e cómoda.
Tem duas formas de divulgar:
Sem investimento (de forma orgânica);
Com investimento (anúncios).
De forma orgânica (sem investimento) tem o alcance limitado aos seus canais de comunicação: loja física da Farmácia, redes sociais, e-mail marketing (se já trabalhar este canal). Os resultados poderão levar muito mais tempo a aparecer, pois ninguém conhece a sua nova loja online e organicamente vai sempre depender das pessoas que entram na sua Farmácia diariamente ou dos algoritmos das redes sociais que por norma deve ter um alcance muito baixo.
Por isso para ter resultados de forma imediata e visíveis a única forma de conseguir é investir em anúncios. Tem várias formas para conseguir chegar a um elevado número de pessoas rapidamente de acordo com o seu orçamento:
Google Ads (anúncios na pesquisa do Google);
Meta Ads (Facebook e Instagram);
Outdoors.
Os anúncios da Google têm a vantagem de apenas pagar por clique. Se alguém pesquisar por "farmácia em [localidade]" neste momento a sua farmácia pode não aparecer, mas se tiver a anunciar para esse termo de pesquisa poderá ser logo o primeiro resultado que aparece para o consumidor.
Ao aparecer nos resultados da pesquisa não está logo a pagar, apenas paga se o consumidor clicar no anúncio e entrar na página da sua farmácia online. Sendo uma forma muito boa para chegar a novas pessoas. Contudo está limitado às pessoas que realizam a pesquisa na Google por essas ou outras palavras.
No caso da Meta Ads, os anúncios que aparecem no Facebook e Instagram, esses já paga por impressão (alcance) e consegue divulgar a sua nova loja online com pessoas que não pesquisam por farmácias online. No Facebook e Instagram Ads pode definir vários objetivos de anúncio de acordo com os seus objetivos e selecionar onde quer que os mesmos apareçam.
Aqui o objetivo é definir um valor diário para investir, criar o conteúdo e promover a sua loja online.
Outdoors é igualmente uma alternativa mais local para conseguir atrair a população da sua área para a sua nova loja online. Este tipo de divulgação faz apenas sentido se o seu posicionamento é que a loja online seja uma extensão da sua Farmácia.
Como o que não aparece é esquecido, é importante de forma regular investir em por exemplo Meta Ads para relembrar as pessoas da sua loja online e divulgar novas campanhas.
Conclusão
Criar e lançar a loja online da sua Farmácia pode parecer um processo complicado, trabalhoso e que necessita de grande investimento financeiro e de tempo. Mas existem soluções que facilitam todo este processo.
Na Loopfarma simplificamos este processo ao máximo ajudando o proprietário/responsável da farmácia a ter de tomar o menor número de decisões possíveis e contribuindo para uma experiência de lançamento fluída e sem grande trabalho associado.