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Farmácia Online: App ou Website? Posicionamento e Vantagens
Para ter a sua Farmácia Online há essencialmente duas formas para conseguir vender à distância:
App da Farmácia
Website da Farmácia
Mas estas duas plataformas têm posicionamentos e propósitos diferentes.
Neste artigo vamos explorar as diferenças entre ambos os canais com foco nas vantagens de cada um deles.
APP da Farmácia: Posicionamento e Vantagens
Não é por acaso que todas as grandes marcas (Fnac, Worten, Lidl, Continente, El Corte Ingles, …) lançaram as suas Apps nos últimos 3/4anos.
Tem a ver com o nível de conversão e o aumento da fidelização de clientes. A App serve para transformar um cliente de passagem num cliente recorrente.
Posicionamento
Desta forma a App está mais direcionada para os clientes habituais da Farmácia.
Claro que se investir em Facebook ou Instagram Ads irá chegar a milhares de pessoas que podem descarregar a App e n compras (contudo não consegue partilhar links de produtos da sua App).
Mas de forma geral a App serve para satisfazer uma necessidade do cliente habitual da Farmácia: comprar com conforto, facilidade e rapidez na sua Farmácia em poucos cliques:
Tem uma receita médica? Envia e vai buscar quando tiver pronta.
Quer um produto mas a Farmácia não tem stock? Faz uma requisição para poder comprar o produto.
Aumento da frequência de compra
A App tem como objetivo principal aumentar a frequência de compra e a proximidade da Farmácia com o cliente.
Para as Farmácias que têm como objetivo maximizar as vendas recorrentes a App é o meio ideal para se posicionar numa categoria diferente das restantes Farmácias.
Juntando à loja online o cartão da farmácia através da App, o cliente fica mais motivado ao saber o saldo que está a ganhar com as suas compras e utilizá-lo quando compra na loja física e online.
Canal de comunicação direto
Uma das razões principais para as grandes marcas lançarem as suas Apps tem a ver com uma ferramenta de comunicação poderosa que só existe nas Apps: Notificações Push.
Estas são as notificações que recebemos das aplicações que temos instaladas no nosso smartphone.
Como os envios são gratuitos chegam a milhares de pessoas em segundos e sem qualquer custo.
Uma das estratégias que as marcas fazem para que os seus clientes instalem a sua App é terem descontos exclusivos para compras através da App.
Há lojas que fazem descontos apenas a pessoas que mostram a App instalada no seu telemóvel (bem jogado Levi's).
Facilidade de compra
Com uma App o seu cliente não precisa de abrir o Chrome ou Safari, pesquisar a sua farmácia no Google e finalmente encontrá-la.
Bastam dois cliques para estar "dentro" da sua Farmácia e explorar tudo o que há de novidade.
Além disto a navegação, experiência de utilizador e vantagens de comunicações bidirecionais (chat e alertas de estados de encomenda) tornam a experiência de utilização mais completa e facilitada para o utilizador final.
Vejamos agora o posicionamento e as vantagens para a Farmácia com o seu Website.
Website da Farmácia: Posicionamento e Vantagens
Apesar da App ter grandes vantagens para o cliente e para a Farmácia, o seu Website tem igualmente muitos benefícios que ajudam a potenciar o alcance da Farmácia.
Posicionamento
No caso do Website o seu posicionamento é distinto do da App.
O Website tem como objetivo chegar a novas pessoas e novos clientes. Enquanto que a App é mais direcionada para os seus clientes habituais, o Website será para chegar mais longe sem estar limitada pela sua área geográfica.
É claro que clientes habituais também podem comprar através do seu Website, mas o principal objetivo e propósito é aumentar o seu alcance a novos potenciais clientes.
Pode ser encontrada no Google
Enquanto que a App apenas aparece nas pesquisas das lojas de aplicações, o seu website poderá aparecer para qualquer pessoa que pesquise por Farmácia Online nos motores de busca.
Mas não é só: pode ser encontrado sempre que uma pessoa procurar por um determinado produto ou medicamento e através de conteúdos de blog informativos.
Ao ter o Website da sua Farmácia Online e poder ser encontrada nas pesquisas do Google, aumenta as probabilidades de chegar a milhares de pessoas que de outra forma não consegue.
Mais vendas a novos clientes
Como vimos anteriormente, ter o seu Website significa que qualquer pessoa pode encontrar a sua Farmácia.
Desta forma é normal que tenha mais vendas a novos clientes que encontram a sua Farmácia.
Todos os meses milhares de pesquisas são feitas por farmácia online em Portugal e centenas de milhares de visitas a outros Websites de Farmácias com loja online.
Não ter o seu Website da Farmácia significa que está a deixar espaço para outras Farmácias Online existirem e possivelmente chegarem a clientes que já são seus.
Se deseja aumentar as vendas a novos clientes este é o canal a apostar.
Potenciar alcance através de Anúncios (Ads)
Com o seu Website consegue chegar a milhares de pessoas que de outra forma não consegue.
Neste momento a sua faturação e as suas vendas estão limitadas ao número de pessoas que existe na sua região. Para conseguir aumentar o número de clientes terá de sair ultrapassar os limites da sua loja física: tendo a sua Farmácia Online.
É aqui que entram os anúncios.
Ter o seu Website significa que pode criar anúncios de pesquisa Google (como vimos no artigo sobre como Potenciar a Farmácia com o seu Website) e aparecer em primeiro lugar quando uma pessoa pesquisa determinadas palavras-chave.
Além disto permite chegar a milhares de pessoas com Facebook e Instagram Ads. Com um baixo orçamento cria uma publicação ou storie patrocionado para publicitar o seu Website ou uma campanha e já está.
Conclusão
App e Website da Farmácia são dois canais muito diferentes e com objetivos próprios para a sua Farmácia chegar a outro nível.
Se quiser potenciar ao máximo a sua Farmácia Online, quer através do aumento da retenção de clientes, quer através de chegar a novas pessoas, ter App e Website torna a sua estratégia mais global e completa.
Na Loopfarma o nosso foco é fornecer à Farmácia a possibilidade de se conseguir diferenciar e alcançar os seus objetivos das diferentes formas possíveis.