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Como potenciar a Farmácia com o seu Website?
Ter o Website da Farmácia com loja online já não é uma coisa de outro mundo ou só para farmácias que tenham milhares de € para investir.
Estes são os 4 pontos que vamos abordar sobre o potencial que tem com o seu Website:
Aparecer nos resultados de pesquisa do Google
Criar anúncios no Google para aparecer no topo para "palavras-chave"
Ser encontrada organicamente através de conteúdos de Blog
Ter a sua Farmácia Online e vender sem limites
Introdução
A sua Farmácia quer chegar a mais clientes mas está limitada pelo local onde está a sua loja física.
Pretende aumentar as suas vendas mas não tem ideia como.
Apesar da Farmácia ser um negócio tradicionalmente local, existem várias formas de alargar o seu alcance.
E estamos em 2024. Já não se justifica que fique apenas pelo local e offline quando grande parte da população está cada vez mais digital e online.
Novos hábitos de compra surgem e os consumidores procuram sempre novas formas de comprar com conforto e rapidez.
Se a sua Farmácia quer chegar a mais pessoas e vender mais, terá de inovar e criar soluções que vão de encontro ao que os clientes procuram.
Que tipos de Website existem para Farmácias?
Existem 2 tipos de Websites para Farmácias:
Landing Page (apenas informação da farmácia, contactos e serviços)
E-commerce (onde os clientes podem ver e adquirir produtos, loja online)
O primeiro é apenas informativo. Serve para o cliente saber o número de contacto, se estão abertos ou quais os serviços que têm. Não passa disto e aparece nas pesquisas do Google quando procuram pelo nome da Farmácia ou a sua localidade.
O segundo é onde a Farmácia tem maior retorno do seu investimento, com um canal de vendas online sem estar limitada pela sua localidade e assim chegar a novas pessoas.
Vamos agora analisar os 4 pontos em detalhe:
Aparecer nos resultados de pesquisa do Google
Ter o seu Website da Farmácia é poder colocar a sua Farmácia nos resultados de pesquisa do Google.
Este é um dos principais motivos. Se não existe nos resultados de uma pesquisa do Google está a criar espaço para outras Farmácias existirem.
Quando procuramos "Farmácia Ericeira" por exemplo, estes são os 5 primeiros resultados:
Nenhum deles remete para um website de farmácia na Ericeira porque nenhuma Farmácia tem Website. Em vez disso remete para sites externos que falam das farmácias da região.
Por isso ter o seu Website é melhor forma para a sua Farmácia ser encontrada nos resultados de pesquisa do Google, logo aumentar a probabilidade de gerar mais vendas e atrair clientes.
Para aparecer nos resultados de pesquisa do Google não basta criar um Website numa plataforma qualquer e esperar que o Google o sugira.
É preciso ter conhecimentos de SEO ("Search Engine Optimization", ou em português "Otimização para Motores de Busca") por parte de quem desenvolve o website e seguir as melhores práticas para o Google o recomendar.
Por exemplo se pesquisarmos "farmácia vale cambra" a farmácia com website nem é o primeiro resultado:
Neste caso o website é apenas uma Landing Page e poderia estar mais otimizado para aparecer em primeiro lugar nos resultados da pesquisa.
Mas mesmo que não se consiga posicionar em primeiro de forma orgânica, há outras formas de chegar a primeiro lugar como vamos ver de seguida.
Criar anúncios no Google para aparecer no topo para "palavras-chave"
Há duas formas de aparecer nos resultados de pesquisa do Google:
a) De forma orgânica (sem pagar)
b) De forma "paga" (criando anúncios)
Orgânico é o que já vimos no ponto 1. O Google escolhe qual o melhor resultado e apresenta de acordo com a sua relevância. Mas pode acontecer que o seu website não apareça para uma determinada pesquisa:
Se pesquisar "farmácia faro", por exemplo, a Farmácia da Penha aparece em 4º lugar.
Para a Farmácia da Penha aparecer no 1º resultado, pode criar um anúncio de pesquisa no Google para o termo de pesquisa "farmácia faro" e desta forma irá aparecer logo em 1º lugar.
Outro exemplo poderia ser aparecer em primeiro lugar para os resultados de pesquisa "administrar vacinas gripe lisboa":
Neste momento não há nenhuma farmácia a comprar este termo de pesquisa, logo não aparece nenhum resultado patrocinado.
Um exemplo de um resultado patrocinado é o o seguinte caso, onde a Farmácia Nova da Maia aparece para "farmácia maia" ficando sempre à frente da Farmácia Maia que está em segunda posição:
Qual a vantagem dos anúncios de pesquisa do Google?
A Farmácia quando compra um termo de pesquisa, imagine "consulta nutrição aveiro", se mais ninguém comprar o mesmo termo de pesquisa, vai aparecer em primeiro resultado em praticamente 100% das pesquisas.
A vantagem dos anúncios Google para pesquisas é que a Farmácia apenas paga quando uma pessoa clica no link e entra no seu website.
Quando aparece nos resultados é considerado "impressões" e se não houver cliques não paga nada, mas aparece.
É diferente dos anúncios no Facebook ou Instagram que paga por "impressão".
Por isso ter o seu Website vai permitir criar anúncios de pesquisa Google para aparecer nos termos de pesquisa que desejar, tornando-se mais relevante e alcançar muito mais pessoas.
Ser encontrada organicamente através de conteúdos de Blog
Todos já ouvimos falar e sabemos o que é um blog.
Mas poucos sabem a importância que um blog tem para os resultados do Google e como a criação de conteúdo pode ajudar no posicionamento dos resultados e no seu alcance.
Vejamos o seguinte exemplo:
Se colocar no Google "melhores leites bebes" e pesquisar, depois de aparecer os produtos patrocinados de lojas online, o primeiro resultado é uma publicação de blog de uma farmácia:
Esta é uma publicação no blog da Farmácia Nova da Maia sobre como escolher o melhor leite para bebés, e existe desde 2018.
Já agora, esta publicação tem cerca de 3 mil visitas mensais. São 3 mil pessoas por mês que encontram a loja online através de conteúdos do blog.
Assim, e de forma orgânica (sem anúncios), consegue colocar a sua Farmácia a aparecer para pesquisas normais que sejam do interesse de potenciais clientes.
Ao criar estes conteúdos informativos e educacionais vai conseguir com que a sua Farmácia apareça para as mais diversas pesquisas das pessoas e levá-las ao seu website da Farmácia.
Se associar este tipo de conteúdo com os produtos da sua loja online, como já fazemos atualmente com as "Comunicações" vai aumentar muito mais a probabilidade de vender e ter novos clientes.
Este é apenas um exemplo que como Farmácia pode ter um grande impacto na literacia e promoção de saúde, associando a sua loja online e gerar mais vendas.
E por falar em loja online vamos ao último ponto.
Ter a sua Farmácia Online e vender sem limites
Colocámos nesta página alguns dados estatísticos sobre o mercado de pesquisas por farmácias online e de visitas a outros websites de farmácias, todos com loja online.
Conseguir vender online com o seu website é a única forma para aumentar a sua base de clientes sem estar limitada à sua área geográfica.
Mas não é só:
É conseguir ter uma presença online quando as pessoas pesquisam por um determinado produto ou medicamento.
É conseguir publicitar nas redes sociais promoções e campanhas com link direto para o seu Website.
É não ter limites às possibilidades que tem em chegar a mais pessoas e aumentar as vendas.
Juntando todas as potencialidades que já desenvolvemos terá um website completo, fácil de navegar e que permitirá abrir novos horizontes.
Se ainda restam dúvidas e questões sobre ter o seu website e qual o trabalho associado ao mesmo pode consultar aqui todas as FAQs.
Conclusão
Ainda é fácil posicionar-se e ganhar mercado online. Grande parte das farmácias não está consciente de todo o conteúdo partilhado neste artigo e das possibilidades que têm.
2024 poderá ser o ano em que a sua Farmácia ganhará outro posicionamento e alcance.