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Farmácias Portuguesas ou Website da Farmácia Online?

Com o lançamento do novo website das Farmácias Portuguesas, se é proprietário de Farmácia e aderente ao programa, já ponderou se faz sentido aderir e ter a sua farmácia online alojada no marketplace ou ter o seu próprio website com loja online.

Dependendo dos seus objetivos as respostas podem ser diferentes.

Vamos analisar os prós e contras de ir por uma ou outra estratégia e se faz sentido as duas em simultâneo.

Este guia serve para lhe dar o máximo de informação possível.

Queremos ajudar a sua Farmácia a perceber as diferenças entre as duas estratégias para depois concluir qual a que faz mais sentido para a sua realidade.

5 pontos que vamos analisar:

  1. Exclusividade

  2. Personalização

  3. Alcance e Vendas

  4. Produtos e Atualizações

  5. Investimento

Em cada um dos pontos vamos comprar as diferenças e benefícios entre ter o seu website com loja online ou aderir ao marketplace das Farmácias Portuguesas.


  1. Exclusividade

De forma muito geral as principais diferenças ao nível da exclusividade é que são totalmente diferentes. Digamos que são polos completamente opostos:

  • O e-commerce das Farmácias Portuguesas é um marketplace - uma única plataforma, com o seu próprio domínio (www), que aloja centenas de Farmácias Online.

    • Um cliente tanto pode entrar na "sua farmácia online" como noutra e comparar preços.

    • Não cria proximidade e relação com a sua marca, mas sim à marca das Farmácias Portuguesas.


  • O seu website com loja online da Farmácia é apenas seu. Não partilha com mais nenhuma farmácia.

    • Consegue fidelizar melhor clientes que fiquem fãs da sua Farmácia.

    • Rapidamente um cliente consegue encontrar e aceder à sua Farmácia Online para fazer as suas compras.

Esta é a principal diferença entre as duas estratégias.

Não que uma seja melhor que a outra, mas ambas têm posicionamentos distintos que podem agradar diferentes farmácias.


  1. Personalização

Quando falamos em personalização é conseguir ter algum poder de configuração e customização nas duas plataformas.

Num marketplace está sempre dependente do posicionamento da plataforma, que é o mesmo para todas as lojas presentes.

Mas há ainda outras diferenças a abordar:

Campanhas e promoções:

  • Nas Farmácias Portuguesas não consegue carregar as suas próprias companhas e promoções de produtos.

  • No seu website com loja online consegue carregar todas as campanhas, descontos, promoções e dinâmicas para aumentar as suas vendas.

Conteúdos de comunicação:

  • Nas Farmácias Portuguesas não consegue carregar conteúdos informativos ou divulgar o que deseja sobre a sua Farmácia. O blog é gerido pelas Farmácias Portuguesas e é igual para todas as Farmácias aderentes.

  • No website da sua Farmácia Online online pode ter várias áreas para divulgar novas marcas, serviços ou comunicar informações sobre saúde e recomendações.

Base de dados

  • Nas Farmácias Portuguesas apenas tem informação dos dados do cliente quando recebe uma encomenda do mesmo.

  • Com o seu website e Farmácia Online cria uma base de dados de clientes registados que é exclusivamente sua. Pode depois utilizar essa base de dados para enviar e-mail marketing ou SMS.

Aspecto visual

  • No site das Farmácias Portuguesas todas as farmácias partilham o mesmo design, cores e conteúdos. Não há distinção visual ou gráfica para o cliente quando está na da sua farmácia ou noutra.

  • No seu website tudo é customizado, desde as cores da sua marca, o seu logótipo e conteúdos que cria e promove.

Qual a melhor? Mais uma vez vai depender dos objetivos da sua Farmácia.

Há certamente farmácias que não querem ter preocupações com nenhum destes pontos e apenas querem que chegue uma encomenda de vez em quando sem dedicar muito tempo.

Para este caso a plataforma das Farmácias Portuguesas é ideal.

Mas se pretende ter algum controlo e criar maior dinâmica na sua farmácia online, ter o seu próprio website é a única forma para se diferenciar e aumentar as suas vendas.


  1. Alcance e Vendas

Há aqui várias diferenças quando falamos de alcance de pessoas e potenciais vendas através de uma ou de outra plataforma.

É incrível o número de visitas diárias que o site das Farmácias Portuguesas recebe mensalmente:

visitas website farmacias portuguesas

Fonte: SEMRUSH a 30/12/2023 com resultados de Novembro de 2023.

Para uma Farmácia Online ter este número de visitas mensais é difícil e leva o seu tempo até conseguir. Este número é o total de visitas orgânicas (sem ser através de anúncios) e visitas pagas (através de anúncios).

Contudo estas visitas podem não significar vendas, ou pelos menos vendas para a sua Farmácia.

Alcance

  • Nas Farmácias Portuguesas este número de visitas é ao domínio (www.farmaciasportuguesas.pt). As pessoas têm ainda de selecionar a farmácia onde pretendem comprar.

  • No site das Farmácias Portuguesas a farmácia não precisa de se preocupar com aparecer em boa posição no Google ou criar de anúncios - Google ou Meta (Facebook e Instagram) - para trazer tráfego ao site. É tudo gerido pelas Farmácias Portuguesas.

  • Como tal a Farmácia não consegue promover a sua Farmácia Online. No máximo partilha um link direto para a sua loja no marketplace.

  • Com o seu website a Farmácia consegue criar anúncios para conseguir um maior tráfego direto para a sua Farmácia Online.

  • Com o seu website consegue também ser encontrada em pesquisas no Google e aumentar a relevância da sua Farmácia Online.


Relacionado: O mercado de pesquisas para o termo "Farmácia online" no Google.


Vendas

  • As vendas no site das Farmácias Portuguesas são partilhadas entre todas as farmácias aderentes e presentes.

  • Não consegue ter controlo ou aumentar o número de encomendas para a sua Farmácia.

  • Vai estar sempre dependente do investimento que as Farmácias Portuguesas fazem na plataforma.

  • Já com o seu website a sua Farmácia Online não tem limite para as vendas que consegue e pode realizar.

Mais uma vez a Farmácia tem duas estratégias muito distintas que pode ponderar para a sua realidade.


  1. Produtos e atualizações

Este ponto é algo muito importante para a Farmácia.

Na plataforma das Farmácias Portuguesas a farmácia está limitada aos produtos do catálogo que estão disponíveis.

Se desejar adicionar produtos extra aos que não estão no catálogo já não consegue.

Por um lado é ótimo porque não tem trabalho nenhum com a adição de produtos, basta carregar a listagem dos produtos que pretende e já está. Mas por outro fica bastante dependente as referências que eles têm.

Com a Loopfarma a farmácia tem o seu próprio website com loja online e pode ter todos os produtos que desejar. Não há limites de referências e também não tem trabalho nenhum em adicioná-los:

  • Temos uma base de dados com mais de 80.000 referências, e com apenas 1 clique adiciona o produto que pretende ter na sua Farmácia Online. Nós tratamos de arranjar fotografias, descrições e as outras informações para que não tenha de perder tempo nenhum.

Já relativamente a atualizações de preços e stocks, na Loopfarma tudo é sincronizado com o Sifarma várias vezes por dia de forma automática para que nunca tenha um preço errado ou venda produtos que não tenha em stock.


  1. Investimento

Esta é outra diferença entre estar no marketplace das Farmácias Portuguesas ou ter o seu próprio website com farmácia online.

Para aderir e estar presente no marketplace tem apenas um custo mensal (quando começarem a cobrar), como uma subscrição. Este é um investimento relativamente baixo mas também está associado a todas as limitações descritas.

Já para ter o seu próprio website com Farmácia Online é normal ter de investir alguns milhares de euros para desenvolvimento e algumas centenas por mês para manutenção (pelos menos se recorrer a Software Houses).

Contudo na Loopfarma queremos democratizar o acesso a ter o seu próprio website com farmácia online sem ter de realizar grandes investimentos.

Através de uma subscrição mensal ou anual consegue ter o seu próprio Website ou App com Farmácia Online e recuperar rapidamente o investimento.


Conclusão

Estas são as maiores diferenças entre as duas estratégias.

Num lado está a arrendar um quarto e vive na mesma casa com mais pessoas. No outro é dono da sua própria casa.

Num não tem tanta responsabilidade e é como se tivesse como hóspede num cruzeiro. No outro é o capitão do próprio navio.

A última questão que fica por responder é:


Faz sentido apostar nas duas estratégias?

Sim. Desde que compense e que lhe tragam resultados.

Estar na plataforma das Farmácias Portuguesas e ter a seu própria loja online da Farmácia significa aumentar a sua presença online e ter mais canais de vendas.

Quantos mais canais de vendas tiver maior a probabilidade de vender mais e ter um maior alcance.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais diferenças entre ambas. O objetivo é conseguir ajudar a Farmácia a crescer e posicionar-se de forma a conseguir dar resposta aos novos hábitos de compra dos clientes que procuram comprar na sua Farmácia.