Voltar
Cartão da Farmácia: Como implementar para aumentar as vendas?
Ter o seu cartão da farmácia Não é novidade que é uma estratégia essencial e poderosa para aumentar o número de clientes recorrentes e que os mesmos gastem mais na sua farmácia.
Se o objetivo for aumentar vendas, é muito mais económico e fácil vender mais a pessoas já clientes do que conseguir novos clientes.
E é aqui que o cartão da farmácia ou o seu programa de fidelidade entra para aumentar a retenção de clientes.
Mas para ter sucesso com o seu cartão da farmácia é necessário estratégia, constante foco e implementar formas de ter cada vez mais clientes fidelizados.
5 pontos importantes para implementar o seu cartão da farmácia com sucesso:
Estratégia de atribuição e rebate de saldo
Objetivos para a equipa e individuais
Processos de comunicação e adesão no atendimento
Implementação de gatilhos de conversão
Táticas para divulgação e marketing em loja
Vamos analisar cada um dos pontos em detalhe para ter ideias de como implementar na sua farmácia e tornar-se mais diferenciada de todas as outras.
Estratégia de atribuição e rebate de saldo
Antes de lançar o seu cartão é importante definir como vai funcionar toda a dinâmica do mesmo.
Existem alguns pontos a definir no início:
Vou atribuir pontos ou saldo?
Devido à implementação do Cartão Saúda o mais comum é pensar em atribuir pontos.
Se formos analisar fora do mercado das farmácias o maior cartão de Portugal é o do Continente. Neste caso a atribuição é em saldo (euros) e não em pontos. Na Fnac acontece exatamente o mesmo e no El Corte Inglês também.
A atribuição de saldo permite ao cliente ter uma percepção maior e um impacto direto (sem conversões à mistura) de quanto é que está a ganhar por comprar na sua loja e de quanto tem disponível para utilizar.
Na Loopfarma desenhámos o sistema do cartão para atribuir sempre em saldo para otimizar a conversão e aumentar as probabilidades de o cliente valorizar mais a compra na sua farmácia.
Qual a percentagem que vou atribuir?
A percentagem a atribuir é uma decisão completamente sua.
Temos farmácias que atribuem 5% em cada venda, outras 10% e outras que a uns clientes atribuem 10% e a outros ou 15%.
Aqui o que tem de analisar é o quão confortável está com cada uma das percentagens e o que faz mais sentido para a sua farmácia.
Que diferenciação posso fazer entre produtos ou categorias?
Conseguir personalizar a percentagem de atribuição entre categorias ou produtos é uma tática excelente para otimizar o impacto que tem com o seu cartão da farmácia.
Aqui pode por exemplo atribuir 20% em toda a categoria Bebé e Mamã e 5% em MNSRM.
Além disto pode ainda criar campanhas específicas e limitadas no tempo para atribuição de um valor mais elevado em determinados produtos. Mais à frente vemos esses exemplos em detalhe.
Como vou permitir o rebate e em que vendas?
Quando o cliente já tiver saldo acumulado vai poder utilizá-lo numa próxima compra.
Neste ponto terá de decidir várias coisas:
Pode utilizar o saldo em MSRM? Poder utilizar o saldo em produtos com desconto? Pode utilizar o saldo no mesmo dia?
Isto são decisões da farmácia e processos internos que implementa. O mais simples e fácil é permitir utilizar o saldo em qualquer venda, desta forma o cliente sabe que o saldo que ganha pode utilizá-lo em todas as suas compras.
Objetivos para a equipa e individuais
Processo de comunicação durante o atendimento
Objetivos para os elementos da equipa
Facilidade de adesão pelo cliente
Aposta em marketing para divulgação em loja
Implementação de gatilhos de conversão