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Cartão da Farmácia: Como implementar para aumentar as vendas?

Ter o seu cartão da farmácia Não é novidade que é uma estratégia essencial e poderosa para aumentar o número de clientes recorrentes e que os mesmos gastem mais na sua farmácia.

Se o objetivo for aumentar vendas, é muito mais económico e fácil vender mais a pessoas já clientes do que conseguir novos clientes.

E é aqui que o cartão da farmácia ou o seu programa de fidelidade entra para aumentar a retenção de clientes.

Mas para ter sucesso com o seu cartão da farmácia é necessário estratégia, constante foco e implementar formas de ter cada vez mais clientes fidelizados.


5 pontos importantes para implementar o seu cartão da farmácia com sucesso:

  1. Estratégia de atribuição e rebate de saldo

  2. Objetivos para a equipa e individuais

  3. Processos de comunicação e adesão no atendimento

  4. Implementação de gatilhos de conversão

  5. Táticas para divulgação e marketing em loja


Vamos analisar cada um dos pontos em detalhe para ter ideias de como implementar na sua farmácia e tornar-se mais diferenciada de todas as outras.

  1. Estratégia de atribuição e rebate de saldo

Antes de lançar o seu cartão é importante definir como vai funcionar toda a dinâmica do mesmo.

Existem alguns pontos a definir no início:

  • Vou atribuir pontos ou saldo?

Devido à implementação do Cartão Saúda o mais comum é pensar em atribuir pontos.

Se formos analisar fora do mercado das farmácias o maior cartão de Portugal é o do Continente. Neste caso a atribuição é em saldo (euros) e não em pontos. Na Fnac acontece exatamente o mesmo e no El Corte Inglês também.

A atribuição de saldo permite ao cliente ter uma percepção maior e um impacto direto (sem conversões à mistura) de quanto é que está a ganhar por comprar na sua loja e de quanto tem disponível para utilizar.

Na Loopfarma desenhámos o sistema do cartão para atribuir sempre em saldo para otimizar a conversão e aumentar as probabilidades de o cliente valorizar mais a compra na sua farmácia.

  • Qual a percentagem que vou atribuir?

A percentagem a atribuir é uma decisão completamente sua.

Temos farmácias que atribuem 5% em cada venda, outras 10% e outras que a uns clientes atribuem 10% e a outros ou 15%.

Aqui o que tem de analisar é o quão confortável está com cada uma das percentagens e o que faz mais sentido para a sua farmácia.

  • Que diferenciação posso fazer entre produtos ou categorias?

Conseguir personalizar a percentagem de atribuição entre categorias ou produtos é uma tática excelente para otimizar o impacto que tem com o seu cartão da farmácia.

Aqui pode por exemplo atribuir 20% em toda a categoria Bebé e Mamã e 5% em MNSRM.

Além disto pode ainda criar campanhas específicas e limitadas no tempo para atribuição de um valor mais elevado em determinados produtos. Mais à frente vemos esses exemplos em detalhe.

  • Como vou permitir o rebate e em que vendas?

Quando o cliente já tiver saldo acumulado vai poder utilizá-lo numa próxima compra.

Neste ponto terá de decidir várias coisas:

  • Pode utilizar o saldo em MSRM? Poder utilizar o saldo em produtos com desconto? Pode utilizar o saldo no mesmo dia?

Isto são decisões da farmácia e processos internos que implementa. O mais simples e fácil é permitir utilizar o saldo em qualquer venda, desta forma o cliente sabe que o saldo que ganha pode utilizá-lo em todas as suas compras.


  1. Objetivos para a equipa e individuais













Processo de comunicação durante o atendimento

Objetivos para os elementos da equipa

Facilidade de adesão pelo cliente

Aposta em marketing para divulgação em loja

Implementação de gatilhos de conversão