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aumentar vendas farmacia
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3 formas de aumentar as vendas da sua Farmácia

Todas as farmácias que vêm falar connosco querem algo em comum: aumentar vendas.

E é normal. Quando reparam que o seu negócio parece estar a estagnar ou mesmo a cair há que inovar e fazer algo novo para mudar isso.

Por isso vamos resumir 3 simples formas para conseguir dinamizar a sua Farmácia para aumentar as suas vendas e notoriedade:

  1. Aumentar o número de clientes

  2. Aumentar a frequência de compra

  3. Aumentar o valor cesto médio

Simples. Estas são as 3 formas de conseguir aumentar as suas vendas.

A questão com que fica é: E como consigo fazer isso? Como aumento qualquer um dos pontos de forma sustentável para atingir os meus objetivos?

Ok vamos analisar em detalhe cada um dos pontos com ações práticas que pode desde já colocar em prática ou ponderar para um futuro.


  1. Aumentar o número de clientes

Antes de começar deixo uma questão para pensar quando terminar de ler este artigo: quais os critérios que utiliza para classificar uma pessoa como cliente?

Ok vamos lá. Para aumentar o número de clientes tem duas estratégias:

  1. Aumentar o nº de clientes da sua localidade, que não têm preferência por nenhuma farmácia;

  2. Aumentar o nº de clientes fora da sua localidade, ou seja, online.

Para aumentar o nº de clientes da sua localidade há várias estratégias que pode colocar em prática, dependendo da capacidade da Farmácia. Eis algumas questões que deve colocar a si como responsável da Farmácia:

  • Que vantagens competitivas necessito ter para atrair mais pessoas à farmácia? Vamos a alguns exemplos:

    • Incluir novas marcas para atrair outras pessoas? - Se o problema for pouca opção de oferta.

    • Aumentar o horário de funcionamento? - Se o problema for o horário.

    • Realizar entregas ao domicílio? - Se o problema for localidade.

    • Que serviços apostar? - Se o quiser vender mais sem ser produtos.

    • Investir em formações para a equipa? - Para prestar um melhor aconselhamento e apoio.

    • Que publicidade ou anúncios está a realizar? - Para ter um maior alcance e chamar mais pessoas.

    • Facilitar a compra dos clientes que preferem comodidade? - Para fornecer alternativas mais fáceis de compra.

Estes são alguns exemplos de como pode aumentar o número de clientes localmente. Analisar cada um dos pontos anteriores e comprará-los com a sua concorrência é um bom exercício para perceber onde pode melhorar.

O objetivo aqui é ter o maior número de vantagens competitivas para conseguir se diferenciar e atrair novos clientes da sua região.

Contudo pode aumentar o número de clientes sem estar limitada à sua região através do online. E com isto vamos ao ponto 2 de como aumentar o número de clientes.

Para aumentar o nº de cliente fora da sua localidade só há uma forma de o fazer: ter a sua loja online.

E é isto. Ter a sua loja online não significa grandes investimentos e receios se irá recuperar o seu dinheiro em vendas. Se tratar os seus clientes online como os locais irá conseguir se diferenciar e aumentar o seu número de clientes, e por sua vez, as suas vendas.

Mas atrair novos clientes não é suficiente. A primeira compra é um teste do cliente. O segredo para um crescimento sustentado está nas segundas e terceiras compras do cliente.

E por isso é igualmente importante o ponto 2:


  1. Aumentar a frequência de compra

Por outras palavras: "fidelizar clientes para que não procurem outra farmácia".

Aumentar a frequência de compra indica que o cliente gostou da experiência de comprar na sua farmácia. Isto significa também que vai vender (provavelmente) mais a esse cliente.

Mas como aumentar a frequência de compra?

Alguns pontos a ter em consideração e ponderar:

  • Quantos dos seus clientes são clientes de outras farmácias da localidade?

  • Qual a share of wallet que tem dos seus clientes? I.e. do total do orçamento que eles gastam em produtos de farmácia, qual a % que gastam na sua farmácia?

  • Quantos dos seus clientes compram também online noutras farmácias ou parafarmácias?

São perguntas difíceis de responder, mas consegue perceber que há uma fatia de "clientes" que também compram noutras farmácias.

E isto é uma oportunidade para perceber como aumentar a frequência de compra dessas pessoas que podem comprar mais na sua farmácia.

Todos os pontos mencionados no tópico anterior podem ajudar no aumento da frequência de compra, mas há um que ainda não foi falado e que todas as farmácias deveriam ter o seu:

O próprio programa de fidelização e retenção de clientes.